Contato rápido - Tel.: (61) 3445-2551

Submitting Form...

The server encountered an error.

Form received.

Curiosidades Mal Hálito ou Halitose

É o odor desagradável e, muitas vezes, repugnante do ar expelido pelos pulmões que pode ter diversas causas e variar com o período do dia e a idade da pessoa, agravando-se à proporção que a fome aumenta. Já o mau hálito matinal não é considerado um problema, pois é fisiológico, presente em 100% da população. A simples presença do mau hálito pode trazer sérios prejuízos como a insegurança ao se aproximar das pessoas, dificuldade em estabelecer relações amorosas, esfriamento do relacionamento entre o casal, resistência ao sorriso, ansiedade e baixo desempenho profissional.

 

Causas

 

A halitose pode ser causada por diversos fatores bucais e extra bucais. Dentre os fatores bucais, a causa mais comum é a higiene oral deficiente e conseqüente formação de saburra lingual e placas dentárias. Já as causas extra bucais mais freqüentes são as perturbações do sistema gastrointestinal e da orofaringe, diabetes, tabagismo, intestino preso, estresse, entre outras. Entretanto, hoje sabemos que o estômago tem pouca participação na origem desse odor desagradável.

 

Como se previne?

 

A prevenção é a medida mais importante no caso do mau hálito e acaba sendo a principal forma de tratamento. Deve-se ter cuidado com a alimentação e, principalmente, com a higiene bucal que deve ser caprichada. Os dentes devem ser bem escovados não se esquecendo de escovar também a língua, além da utilização do fio dental como medida preventiva do acúmulo da placa bacteriana.  Consultas periódicas ao Dentista são essenciais, principalmente para uma higienização mais profissional, única forma de remover a placa bacteriana ou o acúmulo do tártaro.

SEPS 715/915 - Ed. Pacini - Bloco D - Sala 220 - Tel.: (61) 3445-2551 / 8648-4030

© Copyright 2015 Centrovida Odontologia - Resp. Fernanda Mandelli Lindenberg - CRO-DF 5040